IT Forum 365
inovação

5 TEDs imperdíveis sobre inovação

O futuro dos robôs, as possibilidades de uso do blockchain e as cidades inteligentes são alguns dos temas das palestras

A transformação digital vem impactando empresas de todos os portes e segmentos. Segundo a IDC, até o final deste ano, pelo menos 40% das companhias terão uma equipe dedicada ao digital para acelerar as iniciativas dessa natureza. E, até 2020, os gastos mundiais com tecnologias como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e cloud computing chegarão a U$S 1,7 trilhão. Para ajudá-lo nessa jornada, o Editorial da Oi selecionou cinco TEDs sobre inovação. As apresentações têm, geralmente, 20 minutos e a maioria conta com legendas e transcrições em vários idiomas. Assuntos como Internet das Coisas, robótica e blockchain compõem a lista.

1. Internet of Things – Beyond Our Current Imagination

Qual é a velocidade da tecnologia? Será que podemos mensurá-la? Ashkan Fardost, cientista e especialista em tendências de tecnologia, mostra a evolução exponencial da modernização humana por meio da chamada Lei dos Retornos Acelerados, proposta por Ray Kurzweil, inventor e futurista americano. Fardost faz uma retrospectiva do passado e uma perspectiva para futuro das tecnologias, chegando às cidades inteligentes.

2. No Roads? There’s a Drone For That

Um bilhão de pessoas no mundo não tem acesso a estradas que funcionam em todas as épocas do ano. Será que a estrutura da internet pode fornecer uma alternativa? Andreas Raptopoulos, da Matternet, diz que sim. Ele apresenta um novo tipo de sistema de transporte: máquinas voadoras elétricas e autônomas para entregar medicamentos, alimentos, bens e suprimentos onde for necessário.

3. Want to innovate? Become a “now-ist

“Lembra-se de como era a vida antes da internet?”, “E quando as pessoas costumavam tentar prever o futuro?”. Essas são algumas perguntas feita por Joi Ito, diretor do MIT Media Lab. Ele  ignora previsões e compartilha uma nova abordagem: de criar sem esperar pela permissão de outros ou pela aprovação de sua ideia. Este tipo de inovação, segundo Ito, começa quando se está alerta sobre o que está acontecendo – agora – ao seu redor. Para ele, não é preciso ser um futurista, mas, sim, um “now-ist”.

4. How the blockchain will radically transform the economy

Bettina Warburg, cientista política e especialista em blockchain, mostra como a tecnologia de distribuição eletrônica que utiliza algoritmos de software para gravar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato, vai modificar a economia. Segundo ela, o uso de blockchain irá eliminar a necessidade de instituições centralizadoras, como bancos e governos, e facilitar negócios por meio da transformação de modelos antigos de comércio e finanças em algo muito mais interessante: um sistema distribuído, transparente e autônomo para intercâmbio de valores.

5. The key to growth? Race with the machines

Enquanto as máquinas assumem postos de trabalho, muitos se veem sem emprego ou com aumentos salariais adiados indefinidamente. Seria esse o fim do crescimento? Não, segundo Erik Brynjolfsson, diretor da MIT Center for Digital Business, em Cambridge, e pesquisador associado no National Bureau of Economic Research. De acordo com ele, trata-se apenas das dores crescentes de uma economia reorganizada radicalmente. Neste vídeo, ele mostra o porquê de grandes inovações estarem à nossa frente e reforça que, se pensarmos nos computadores como nossos colegas de trabalho, tudo fica mais simples.

Imagem: depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.