IT Forum 365
CIO estratégico

CIO: como anda seu marketing pessoal?

Cuidar da própria imagem ajuda a criar relações de confiança com a equipe e com os líderes das áreas de negócio, o que auxilia no processo de transformação digital

Entre as mudanças que a transformação digital promove nas empresas está a atuação do CIO, que precisa de uma nova abordagem, na qual a capacidade de gerir pessoas, trabalhar em equipe e possuir visão estratégica, são tão importantes quanto a habilidade técnica. Somado a isso, o executivo de TI precisa transmitir confiança para a equipe e para os líderes das áreas de negócio para que, juntos, cheguem às melhores soluções para manter a competitividade da companhia.  

Ganha força o marketing pessoal, ferramenta usada para cuidar e promover a própria imagem. A estratégia é determinante na hora de transmitir segurança e competência aos parceiros e time. Mas, para surtir o efeito desejado, a ação deve estar atrelada a boas intenções, como vontade de crescer, aperfeiçoar o networking ou se tornar um executivo mais conhecido e estratégico, não apenas se promover. Muitos itens podem compor a imagem que as pessoas têm de você: se o seu comportamento é respeitoso, se suas atitudes correspondem ao seu discurso, se a comunicação é clara e igual com todos e se seus valores e objetivos estão alinhados com a cultura da empresa.

Segundo Regina Dorriguello, diretora de talent development e outplacement da consultoria Stato, o marketing pessoal não pode ser forçado, precisa ser trabalhado cuidadosamente para que todos percebam sua importância na empresa. “O ponto de partida é o autoconhecimento. A partir do momento em que o você sabe quais são seus pontos fortes e quais precisam ser aperfeiçoados, consegue traçar um plano de desenvolvimento”, diz.

Regina ressalta que não é algo fácil, nem com resultados imediatos. Trata-se de uma construção diária. “Existe uma série de ferramentas para mudar a dinâmica no trabalho, como coaching e conversas com consultores especializados em marketing pessoal, mas todas exigem prática. Só com o tempo é possível construir uma boa imagem”, afirma. Saber trabalhar em equipe, ser um bom líder e se relacionar bem com todos na empresa são ações que demonstram flexibilidade e melhoram a imagem pessoal. Nesse sentido vale apostar, também, no desenvolvendo de habilidades como percepção e empatia.

Saiba mais
CIO estratégico: o papel do coaching para alavancar a carreira
Carreira em TI: as tendências para 2018
Do técnico ao estratégico: 5 TEDs para impulsionar a carreira em TI

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.