IT Forum 365
CIO

CIO deve assumir papel de líder da transformação digital

Trabalho em conjunto com todas as áreas do negócio é fundamental para o sucesso da digitalização; até 2021, 40% do time de TI terá de ser mais versátil

A transformação digital aprimorou tecnologias, mas também trouxe mudanças nos papéis e atribuições dos profissionais da área. Segundo previsão do Gartner, até 2021, 40% do time de TI terá de ser mais versátil, desempenhando múltiplos papéis, inclusive em negócios, ao invés de ter foco apenas em tecnologia. “O CIO sempre teve a função de receber as demandas da empresa e transformá-las em soluções. Hoje esse posicionamento mudou e ele participa diretamente das decisões estratégicas”, explica Eduardo Endo, professor e diretor acadêmico dos cursos de MBA da FIAP.

Para uma transformação digital efetiva, é essencial que o CIO trabalhe em conjunto com os líderes das áreas do negócio, conquistando a confiança desses profissionais. “Existe uma mudança de mindset para todos. O líder de TI tem o desafio de conquistar os demais”, ressalta Endo. Segundo ele, o CIO precisa, primeiramente, mudar a própria mentalidade e entender o seu novo papel. “O líder de TI passa a viabilizar soluções que o cliente muitas vezes nem chegou a pensar, inovando o negócio. Ele precisa entender essa necessidade de ser mais proativo do que reativo”, completa.

Para interagir com as demais áreas do negócio, ele também deve se atualizar, acompanhar as mudanças tecnológicas e ter uma percepção de como a transformação digital está mudando o mundo. “Pode até parecer óbvio, mas com a rotina do dia a dia e com o passar dos anos de experiência, muitos profissionais de tecnologia se distanciam do que está acontecendo e têm uma visão superficial sobre as transformações”, explica o professor.

A partir disso, o CIO está pronto para começar a agir, engajar e trabalhar em conjunto com os outros líderes. É um diferencial surpreendê-los com a antecipação e resolução de problemas dos clientes. “A tecnologia permite que isso aconteça. Assim, o CIO consegue chamar atenção das outras áreas, mostrar o quanto essa transformação é positiva e conquistar o respeito dos profissionais”, ressalta Endo. Para isso, segundo o professor, o executivo deve sair da zona de conforto, colocar a mão na massa e conhecer, de fato, os processos da empresa. “Não pode esperar que as demandas venham até ele. Precisa ser proativo e incluir todos nessa jornada”.

Ser o principal motivador da mentalidade digital e estar à frente desse processo na empresa se torna uma tarefa desafiadora, porém, fundamental para que as áreas se unam. “Essa mudança só acontece se o CIO provocá-la. Isso pode ser feito, por exemplo, nas ações do dia a dia,  em treinamentos e conversas com outros profissionais, ou mostrando como empresas concorrentes estão se transformando”.

Saiba mais:
Transformação digital no varejo: 5 tecnologias cruciais
Multicloud: os segredos para uma adoção bem-sucedida
Uso de analytics pode aumentar a receita em 15%

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.