IT Forum 365
CIO estratégico

Do técnico ao estratégico: 5 TEDs para impulsionar a carreira em TI

Apresentações mostram como aperfeiçoar a liderança, gerir melhor o tempo e aplicar as tecnologias necessárias para o negócio crescer

O mercado de TI está em constante evolução. A cada dia surgem mais tecnologias para amparar a transformação digital, tema que continuará sendo o foco das companhias. De acordo com estudo da IDC, até o final de 2018, pelo menos 40% das empresas terão uma equipe dedicada ao digital para acelerar as iniciativas dessa natureza. A pesquisa também destaca que, em 2019, os gastos mundiais chegarão a U$S 1,7 trilhão com tecnologias relacionadas, um aumento de 42% na comparação com 2017.

Nesse cenário, a exigência por um CIO mais estratégico ganha ainda mais força. O profissional precisa unir habilidade técnica à capacidade de interagir com as demais áreas do negócio, liderar o time e trabalhar em um modelo colaborativo. Para auxiliar nessa jornada, selecionamos cinco TED’s sobre liderança, tendências de TI e gestão do tempo.

1. LIDERANÇA

How great leaders inspire action
Autor do livro Leaders Eat Last, Simon Sinek explica os conceitos de liderança e fala sobre como inspirar a equipe a agir. Entre os conselhos está o uso do “porquê” antes de “o quê”. “Ao dizer apenas o que fazer para alguém, você toca o pensamento dessa pessoa. Dizendo o porquê, você envolve os membros de sua equipe”, explica.

2. CRIATIVIDADE

How To Manage For Collective Creativity
Qual é o segredo para desbloquear a criatividade dos profissionais? Linda Hill, professora de Harvard, estudou algumas das empresas mais criativas do mundo para chegar a ferramentas e táticas que mantêm grandes ideias fluindo em todos. Linda descobriu que essas companhias criam espaços para que todas as pessoas – em todos os níveis organizacionais – possam inovar e resolver problemas.

3. MÁQUINAS X HUMANOS

What happens when our computers get smarter than we are?
Segundo o filósofo Nick Bostrom, a Inteligência Artificial atingirá níveis humanos e, quando isso acontecer, é importante que a tecnologia esteja ao lado das pessoas. Por isso, é essencial  conduzir as máquinas da forma certa. Caso contrário, segundo Bostrom, nosso futuro pode ser determinado pela preferências delas.

4. GESTÃO DO TEMPO

How to Save the World (Or At Least Yourself)
Já parou para pensar em quantas reuniões você tem por semana? E quantas, realmente, geram o retorno esperado? Para David Grady, gerente de segurança da informação nos Estados Unidos, as empresas estão cheias de encontros ineficientes, que causam perda de tempo e dinheiro. Nessa apresentação ele sugere uma pergunta simples para descobrir quando elas são necessárias: por que realizar ou estar presente na reunião será importante para a tomada de decisão final?

5. COLABORAÇÃO

A new kind of job market
A jornada de trabalho tradicional passa por mudanças. Muitas empresas oferecem horários flexíveis e home office. Mas como adotar esses modelos sem prejudicar o contato entre os empregadores e colaboradores? Nessa palestra, Wingham Rowan, diretor do projeto Beyond Jobs da Grã-Bretanha, voltado ao trabalho flexível, fala sobre a tecnologia que está desenvolvendo junto a sua equipe para que a contratação de trabalhadores por períodos seja possível.

Saiba mais:
CIO: saiba o que um mentor pode fazer por você
Carreira em TI: as tendências para 2018
Transformação digital exige mudança de mindset

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.