IT Forum 365
internet das coisas

Ebook exclusivo: o futuro está na Internet das Coisas

Redução de custos e integração de processos são alguns dos benefícios; Iot estará entre as tecnologias de mais impacto para as empresas até 2020

Carros, casas, eletrodomésticos e pessoas estão cada vez mais conectadas entre si, coletando dados e transmitindo informações com ajuda da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). Usado pela primeira vez em 1999, o termo foi criado por Kevin Ashton, pesquisador britânico do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante uma palestra, ele mostrava a um fabricante de produtos de higiene e limpeza como uma etiqueta eletrônica colada nos produtos traria eficiência e benefícios para a logística da cadeia de produção.

De lá para cá, outros objetos receberam a tecnologia, como chips de localização para coleiras de animais e frotas de veículos de empresas. Segundo o estudo Tech Breakthroughs Megatrend (As megatendências de avanço da tecnologia, em tradução livre), feito pela PwC, a IoT estará entre as tecnologias de mais impacto para as empresas, independentemente do porte, até 2020.

Entre as vantagens  estão a redução de custos – já que a IoT  diminui a necessidade de mão de obra e melhora a vida útil dos equipamentos. A tecnologia também integra os processos ao prever e atender as demandas e expectativas de clientes, gerando de relatórios que fornecem insights para melhorar a produtividade.

Para saber mais sobre IoT e como adotá-la, acesse o ebook  O que é imprescindível saber sobre IOT, a Internet das Coisas.

Saiba mais:
Transformação digital no varejo: 5 tecnologias cruciais
Inteligência Artificial exige novas competências do CIO
Uso de analytics pode aumentar a receita em 15%

Imagem: Shutterstock

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.