IT Forum 365
transformação digital

Transformação digital: tudo que o CIO precisa saber

Mapear o mercado e desenvolver habilidades como flexibilidade e liderança são alguns dos passos para transformar a empresa; investimentos somarão US$ 6,3 trilhões até 2020

Os investimentos em transformação digital somarão US$ 6,3 trilhões até 2020. É o que aponta o estudo FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2018 Predictions, realizado pela IDC. Segundo a consultoria, até o final deste ano, pelo menos 40% das empresas globais terão um time de inovação para acelerar as iniciativas dessa natureza. Diante disso, é fundamental que os profissionais de tecnologia compreendam os novos modelos de negócio para conseguir, de fato, transformar a empresa.

“Este contexto, em que as mudanças são inevitáveis e cada vez mais rápidas, demanda um novo perfil profissional para todos os executivos, principalmente para os CIOs”, ressalta o consultor Cezar Taurion, sócio e head de transformação digital da Kick Ventures.

Veja, a seguir, os principais pilares de uma transformação efetiva, e as características que o CIO precisa ter para comandá-la:

Autoconhecimento

“Se o CIO quiser manter sua relevância nas organizações ou, até mesmo, a preservação da própria carreira, deve adquirir habilidades que vão muito além da competência técnica e das questões operacionais do dia a dia”, explica Taurion. Para isso, precisa desenvolver habilidades como flexibilidade, criatividade e liderança. “O modelo mental deve mudar de foco: da eficiência para a inovação; da cultura hierárquica para a colaborativa; da adoção de ERP e servidores para o mobile first, conceito direcionado aos dispositivos móveis”, afirma o consultor.

Identificação do nível de maturidade da empresa
Outro passo essencial, é realizar um mapeamento interno para saber se a companhia está preparada para se transformar, observando aspectos como a infraestrutura atual, tipo de informação e sistemas legados. Além disso, é importante ter claro onde a empresa quer chegar com a digitalização, ou seja, quais são os planos a curto, médio e longo prazos. Assim, antes de adotar qualquer tecnologia, é preciso traçar um planejamento de negócios, identificando as prioridades e o que é necessário para alcançar os objetivos.

Mapeamento do mercado

Conhecer o mercado, as tecnologias emergentes e seus impactos nos modelos de negócio é essencial para que o CIO consiga mostrar o novo cenário ao board. “O líder de TI deve analisar o que tem sido feito nesse sentido e responder: Que tecnologias terão maior impacto na minha empresa e nas áreas de negócios nos próximos anos? Que novos modelos organizacionais e de funcionamento ágil de TI deverei adotar? O que devo levar de evangelização para o CEO e demais executivos da organização?”

Preparação da equipe

A questão cultural é tão importante quanto a adoção de tecnologias. Isso porque, a resistência dos profissionais é, muitas vezes, o fator limitante mais significativo para a transformação. Por isso, os funcionários devem ser colocados no centro da estratégia digital, para que se sintam parte do processo e capacitados para atuar no novo cenário. Disponibilizar treinamentos de como a mudança é importante para o sucesso dos negócios e para a agilidade do trabalho, além de cursos de como funcionam as tecnologias, auxiliam nesse processo.

“Não se trata apenas de incrementar o dia a dia da empresa colocando um app aqui e outro ali, mas, sim, de implementar projetos para a realização de atividades que, antes, pareciam impossíveis”, afirma Taurion. Assim, para ser reconhecido como um líder estratégico, o CIO precisa inovar, ter uma visão multidisciplinar e incentivar a equipe a trabalhar em conjunto nos desafios trazidos por tecnologias como Internet das Coisas, inteligência artificial e Bitcoin.

Saiba mais:
Afinal, o que são cidades inteligentes?
Com serviço de telepresença, Celesc reduz 40% das despesas de deslocamento
Marketing e vendas: 3 pilares de uma estratégia digital efetiva

Imagem: depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.